Bancada Maranhense busca no TSE a manutenção das zonas eleitorais no Maranhão

121

A Bancada Maranhense, acompanhada do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, se reuniu com o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, para tratar de resolução do TSE que preveem a extinção de zonas eleitorais, que já fechou três zonas em São Luís e ameaça outras 20 no Maranhão. Pela resolução, o município que tiver mais de uma zona eleitoral só poderá mantê-las caso tenha mais de 70 mil eleitores por zona. A norma também prevê a re-distribuição de eleitores para outras localidades.

“Essa redução de zonas é inadmissível. Nosso empenho é para que o voto seja democratizado, e não é distanciando o eleitor das urnas que conseguiremos isso”, destacou o deputado Weverton.

O ministro Gilmar Mendes recebeu as sugestões da bancada para evitar essas extinções de zonas eleitorais no Maranhão e ficou de estudar soluções com o plenário do TSE. ” È necessário fazer esse processo de modernização, mas é fundamental que cada estado, com suas pecualiridades, tragam sua realidade para que possamos analisar com toda responsabilidade”, ressaltou Mendes.

Participaram ainda do encontro o Procurador Geral de Justiça do Maranhão, Luiz Gonzaga, os deputado estaduais Othelino Neto ( presidente em exercício da Assembleia Legislativa do Maranhão) e Glalbert Cutrim e ainda os deputados federais Juscelino Filho e Rubens Pereira Junior, líder da Bancada Maranhense.