Atuação Parlamentar – 12.11.2013

Droga é epidemia que dilacera famílias, afirma Weverton Rocha

O deputado federal Weverton Rocha fez na manhã desta terça-feira (12) um discurso em defesa da valorização da família e da ampliação de ações de combate às drogas e à violência. Para ele, esses são hoje ameaças às famílias brasileiras. No pronunciamento, realizado na sessão de homenagem aos 45 anos da Igreja Cristã Maranata, o parlamentar lembrou que a ocasião não deve ser só festiva, mas de reflexão frente ao verdadeiro papel das instituições, principalmente as cristãs, na sociedade.

12112013_discurso

Werverton Rocha parabenizou a Igreja Cristã Maranata pelo grande trabalho de evangelização, conscientização e valorização do ser humano que cerca de 1 milhão de fiéis vêm fazendo em todo o mundo. “Tenho certeza que este é o caminho para a construção de uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária”, afirmou o parlamentar.

Para ele, as drogas são uma grande guerra invisível que o País enfrenta hoje. “Sabemos o quanto a família brasileira está sendo dilacerada e ameaçada na sua essência por conta dessa grande epidemia que as drogas são hoje. Até nas pequenas cidades o crack conseguiu chegar e está atormentando a vida de pais, mães e famílias do nosso País”, lamentou o maranhense.

Segundo o deputado, já existem grandes bandeiras na Câmara Federal, como o combate à pedofilia, mas o combate às drogas e a diminuição da violência realmente precisam de mais atenção. “Venho de um estado que era muito pacato até outro dia. Apesar de problemas como o baixo IDH, não havia muita violência. Mas hoje já estamos sentindo a mesma pressão de violência que SP, MG e RJ vivem. É preciso dar um basta”.

Confira o discurso na íntegra:

Weverton Rocha manifesta apoio ao municipalismo

Também na tarde desta terça-feira (12), o deputado federal Weverton Rocha (PDT/MA), em pronunciamento no plenário da Câmara, manifestou total apoio ao municipalismo e aos prefeitos que defendem essa bandeira. O parlamentar comemorou a aprovação, dentro da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), de emenda que garante, a partir do próximo ano, validade de quatro meses para as certidões negativas do Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (CAUC). Com isso, prefeitos poderão assinar convênios de forma menos burocrática e garantir recursos para o desenvolvimento dos municípios.

O parlamentar saudou o prefeito Valdivino Alves, de São Francisco do Maranhão, que tem desenvolvido uma grande agenda de trabalho em Brasília, visitando os ministérios e trabalhando para conseguir recursos para a cidade. “Quero dizer ao prefeito Valdivino e a todos os prefeitos do Brasil que nós temos trabalhado muito na Comissão de Orçamento, no sentido de fortalecer as ações e ajudar na gestão que esses prefeitos realizam, o que não é tarefa fácil”, declarou o parlamentar.

Com a aprovação dessa certidão, o prefeito poderá assinar convênios com órgão federais e fazer um checklist geral das necessidades do município a cada quatro meses. “Essa é uma articulação importante que a Comissão Mista de Orçamento, já neste ano, conseguiu aprovar para que os prefeitos possam ter as condições necessárias para assinar convênios e levar recursos para o município”, comemorou o parlamentar maranhense.

Confira o discurso na íntegra:

Deputado Weverton denuncia falta de segurança pública no Maranhão

O deputado Weverton Rocha ofereceu seus pêsames a família do soldado Francinaldo Sousa Pereira, de 42 anos, morador do bairro da Areinha, que estava de plantão no trailer localizado no bairro Vila Nova, periferia de São Luís, morreu baleado em ataque realizado pelo Bonde do 40 no fim de semana.

Ainda ofereceu melhoras melhoras a o sargento Marco Antonio Correa Cutrim e uma moradora do Bairro de Fátima, atingidos por ação semelhante.

Em toda ilha de São Luís já foram registrados 700 homicídios em 2013.

Confira o discurso na íntegra: