Aprovada Audiência Pública para discutir projeto de lei que muda regras de exploração do Pré-Sal

O requerimento, de autoria do deputado Weverton Rocha, foi aprovado pela Comissão Especial da Petrobras e Exploração do Pré-Sal

A Comissão Especial da Petrobras e Exploração do Pré-Sal aprovou a realização de audiência pública, a pedido do deputado federal Weverton Rocha (PDT), para discutir o Projeto de Lei 4567/16 e o modelo de exploração do petróleo. O projeto, de autoria do senador José Serra (PSDB-SP), acaba com a obrigação da Petrobras ser operadora única e ter participação mínima de 30% na exploração do pré-sal.

plataforma_petrobrasO deputado Weverton, preocupado com uma possível mudança no processo de exploração do petróleo, explica que, devido a demanda contínua e crescente de energia de baixo custo, o petróleo passou a chamar a atenção do mundo inteiro.

O parlamentar espera que o debate permita convencer os demais deputados de que a proposta, considerada por ele, de entreguista, pode prejudicar o desenvolvimento do país.

“Estou lutando para que a estatal continue sendo a operadora única do pré-sal. Precisamos defender o patrimônio dos brasileiros para que os recursos provenientes da exploração do petróleo possam ser aplicados nas áreas de saúde e educação”, salientou.

Serão convidados para a audiência Magda Chambriard (ANP); Felipe Coutinho (Aepet); Ildo Saueri (USP); Guilherme Estrella (Petrobras); Paulo Metri (Clube de Engenharia); Reneu Silva (EPE); Fernando Siqueira (Aepet); Oswaldo Pedrosa (PPSA); Pedro Celestino (Clube de Engenharia).