Aprovação de MP que fortalece bancos públicos

552

O líder do PDT na Câmara, deputado federal Weverton Rocha, orientou a bancada pedetista pela aprovação da Medida Provisória 695/15, que permite que o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal adquiram participação em empresas no ramo de tecnologia da informação.

Bancos Públicos

Ao defender a proposta, Weverton ressaltou que o Banco do Brasil e a Caixa Econômica precisam ter os mesmos instrumentos, que os bancos privados têm. “Dizer aqui, que está havendo lobby dos bancos privados é brincadeira. O Banco do Brasil e a Caixa Econômica são instituições sérias, que tem o respeito do povo brasileiro, dos correntistas deste país. O PDT está tomando uma decisão correta, em aprovar esta emenda, que vai dá competitividade, autonomia e força para os nossos bancos públicos”, assinalou.

O texto, que autoriza o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e suas subsidiárias a adquirirem participação em empresas no ramo de tecnologia da informação, foi mantido por 245 votos a 122.

Os dois bancos públicos deverão seguir as mesmas regras da Lei 11.908/09, que permite a compra de ativos de instituições financeiras, públicas ou privadas, sediadas no Brasil, incluindo empresas dos ramos securitário, previdenciário e de capitalização, além dos ramos de atividades complementares às do setor financeiro.